BLOCOS
LÓGICOS
Peças variadas são
oferecidas para as crianças durante toda a semana. Com o incentivo das
professoras brincando junto e criando com as crianças, percebemos que a cada
dia conseguem concentrar-se por um tempo maior. Seus encaixes vêm ficando mais
criativos, a cada dia conseguem se superar e suas estruturas ficam maiores.
As crianças apreciam
bastante a brincadeira com carrinhos pequenos, de ferro. Com as pistas utilizam do jogo simbólico do faz de conta, dizendo
que vão trabalhar, brincam de bater um carro no outro e chamam o mecânico, por
vezes pegam os martelos, as chaves de fenda e os alicates de brinquedos e os
consertam. Produzem sons de ambulância, polícia e até mesmo o ronco dos carros
durante as brincadeiras.
Com os carros grandes,
preferem correr com eles pela sala apoiando-se com as duas mãos sobre eles,
apostando corrida.
USANDO A IMAGINAÇÃO...BRINCANDO DE
FAZ DE CONTA!
“As brincadeiras
alimentam o espírito imaginativo e exploratório. A brincadeira do faz de conta
tem uma grande significação na vida da criança. No faz de conta brincar é uma
verdade, é uma atitude frente à realidade, é uma ação em que a criança toma
conta, se envolve no tempo e no espaço, transformando cada brinquedo ou
brincadeira em um recurso de aprendizagem.”
Todos os dias as
crianças da turma exploram os cantos temáticos da sala, imaginando serem
mamães, papais, motoristas, professoras, mecânicos, entre outros. A cada dia que
passa interagem mais uns com os outros, criando outras formas de brincar nos
espaços oferecidos.
MASSINHA DE MODELAR
De três a quatro dias semanais as crianças brincam com a massinha de modelar. Estimulam e desenvolvem movimentos essenciais para sua coordenação motora fina, como também a criatividade e a imaginação.
Elementos como palitos, copinhos, loucinhas, pedras, folhas, rolinhos, forminhas entre outros, enriquecem a brincadeira.
LITERATURA
“A contação diária de
histórias é bastante significativa para nossas crianças porque proporciona
momentos mágicos! Através da literatura a criança viaja por um mundo só dela,
resolve seus conflitos internos e adquire o gosto pela literatura. É através do
ato de ouvir histórias que sentem várias emoções.”
Os
momentos de contação se tornam a cada dia mais atrativos para as crianças, que
interessam-se mais por elas, principalmente as com imagens de animais, suas
favoritas!
O manuseio de literaturas é apreciado pela turma, que fazem a leitura das imagens, estimulando a oralidade e ampliando o vocabulário.
Depois de ouvirem a história, as crianças são convidadas a realizar a contação aos colegas, fazendo a leitura das imagens! |
BRINCADEIRAS NOS ESPAÇOS EXTERNOS
Sempre que possível as crianças são convidadas a explorar os espaços externos, tanto para alguma proposta de Formação de Conceito, quanto para alguma Atividade Permanente.
Nesse dia brincamos com as bolas e com os escorregadores no pátio externo, ao lado do refeitório. As crianças apreciaram bastante a brincadeira, jogaram bola uns para os outros, com as professoras, jogaram as bolas para cima, sentaram nelas, enfim exploraram todo o espaço utilizando a bola como instrumento de suas descobertas.
Também brincaram no escorregador, subindo e escorregando de maneiras diferentes: de bumbum, de costas e até de cabeça para baixo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário