Postagem em destaque

COMO VISUALIZAR OS VÍDEOS DO BLOG, CLIQUE AQUI!

terça-feira, 4 de abril de 2017


MÊS DE MARÇO

ORGANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS CONSTRUÍDO PELAS  CRIANÇAS

Segundo os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil: “Crianças expostas a uma gama ampliada de possibilidades interativas têm seu universo pessoal de significados ampliados, desde que se encontrem em contextos coletivos de qualidade” (p. 15). Desde que  incluem, necessariamente, o espaço devidamente planejado e organizado.
A noção de espaço na criança vai sendo construída a partir da sua percepção e manipulação do espaço prático, por meio dos sentidos. Progressivamente, ela vai aprendendo dentro de  um espaço e  objetos que ela própria estão incluídos e inter-relacionados.

Conversa sobre a organização doas espaços utilizando  a construção  das crianças através da técnica de esponjado.

Pintura em pequenos grupo ( técnica esponjado)
                   Pintura com rolinhos




Recorte de tecido para colagem  nos armários





MOMENTOS DE ROTINA
Rotina é um elemento importante, por proporcionar à criança sentimentos de estabilidade e segurança. Também proporciona à criança maior facilidade de organização de  espaço e tempo.

TRABALHANDO O CALENDÁRIO
NOSSOS COMBINADOS












MOMENTO LITERATURA
Hoje a dimensão de literatura infantil é muito mais ampla e importante para o processo de desenvolvimento da criança. Ela proporciona à criança um desenvolvimento emocional, social e cognitivo indiscutíveis. Segundo Abramovich (1997) quando as crianças ouvem histórias, passam a visualizar de forma mais clara, sentimentos que têm em relação ao mundo. As histórias trabalham problemas existenciais típicos da infância, como medos, sentimentos de inveja e de carinho, curiosidade, dor, perda, além de ensinarem infinitos assuntos.
É através de uma história que se pode descobrir outros lugares, outros tempos, outros jeitos de agir e de ser, outras regras, outra ética, outra ótica...É ficar sabendo história, filosofia, direito, política, sociologia, antropologia, etc. sem precisar saber o nome disso tudo e muito menos achar que tem cara de aula (ABRAMOVICH, 1997, p.17)



Por meio  da literatura contada pela professora as crianças tem a oportunidade de manusear e contar para os amigos seu entendimento sobre a literatura apresentada, após e realizamos representação da história através do desenho ou  utilizando técnicas que fazem a criança expor o que mais lhe chamou atenção.Nesta representação utilizamos a massinha de modelar uma característica encontrada no livro pois todos os personagens e objetos era feitos de massa de modelar.

CONSTRUÇÃO

OBSERVAÇÃO


















































































Nenhum comentário:

Postar um comentário