Postagem em destaque

COMO VISUALIZAR OS VÍDEOS DO BLOG, CLIQUE AQUI!

segunda-feira, 10 de abril de 2017

VIVÊNCIAS 13 A 24 DE MARÇO


→ OBJETIVO: Explorar formatos e texturas

Durante essa semana recolhemos algumas folhas do espaço externo do Cei a fim de conhecermos e (ou) reconhecermos alguns formatos e texturas diferentes. Com as folhas brincamos de carimbar. As colorimos com guache e as carimbamos em papel craft. Durante a proposta observamos os variados formatos das folhas e suas texturas. Registramos algumas falas das crianças:
-“...essa folha parece um coração!”
- “... ela é bem grande, né profe?!”
- “... que ponta comprida essa folha tem.”
- “...bem fofinha, pequenininha”
- “ ...tá seca e dura!”
- “...ficou igual uma estrela nosso carimbo!”
Depois de todas as folhas serem carimbadas, expusemos nossa arte nas mesas do refeitório para embelezar ainda mais nosso espaço.










Folhas que colhemos durante a exploração pelo Cei.

















→ OBJETIVO: Conhecer/ Reconhecer partes do corpo
→ Incentivar a afetividade entre o grupo

Com o intuito de conhecer/reconhecer as partes do corpo e intensificar a afetividade entre o grupo, as professoras sugeriram uma proposta em que as crianças foram convidadas a sentarem-se em frente ao espelho e com um algodão, tocar nas partes solicitadas. A maioria das crianças alcançou o objetivo e, nesse momento, algumas crianças ao invés de tocarem em seu próprio corpo, levaram o algodão até o espelho, querendo tocar em seu reflexo. Assim que percebiam, voltavam a tocar em seu próprio corpo.
Outro momento foi propiciado, as crianças sentaram-se em duplas e ao comando das professoras, tinham de acariciar o corpo do colega. E assim o fizeram. De início ficaram um pouco tímidos, mas com o incentivo das professoras foram soltando-se e a proposta ficou divertida! Ao observar que o colega sentia cócegas, davam risadas com ele.   









OBJETIVO: →Estimular os movimentos corporais e reconhecer/localizar as partes do corpo.
→Ampliar repertório musical.
Essa semana aprendemos uma música nova chamada: “A Casa do Zé”.

Bater a mão, bater o pé
Pra entrar na casa do Zé (2vz)
Mas você tem que pegar no nariz de alguém... (2vz)
Mas você tem que pegar na barriga de alguém... (2vz)
(ir alternando as partes do corpo)

A maioria das crianças apreciou bastante a música e realizaram os movimentos com alegria, tocando nos colegas.  Apenas quatro crianças preferiram apenas observar a dança dos demais.

Depois, conversamos sobre o Zé da música e sobre as diferenças físicas entre os meninos e as meninas. Propomos a confecção de um boneco de papel.
O Vinicius representou os meninos da sala, deitando para que contornássemos seu corpo. Durante a proposta as professoras iam nomeando as partes do corpo da qual estavam contornando. 





Enquanto a professora ia riscando ao redor do corpo do colega, juntos íamos nomeando cada parte!




Sugerimos então, que as crianças pintassem nosso boneco utilizando giz de cera.



A Ester também quis deitar sobre o boneco, imitando seu colega Vinícius anteriormente!
Durante a pintura também trabalhamos a nomenclatura de cada cor!!







Todos pintando o boneco Zé!

Nosso amigo Zé ficou exposto na sala, para posteriormente continuarmos nossa proposta!


Boneco pintado e pendurado para continuarmos nossa proposta em outro momento!

Ficou super colorido nosso amigo Zé!




Em outro momento as crianças foram convidadas a procurarem em revistas, imagens das partes do corpo masculinas (nosso boneco será um menino). E assim elas fizeram, de início um pouco dispersas com as outras imagens das revistas, porém um grupo mais atento e maduro, com o incentivo das professoras foi encontrando as imagens e solicitando que as professoras recortassem. 





As mesmas colaram as imagens no boneco, conforme a parte do corpo correspondente a imagem. Depois das imagens coladas as professoras confeccionaram roupas para o boneco, pois segundo as crianças ele não poderia ficar pelado. O Zé ganhou cueca, calça, blusa e até sapato.  



Colamos as mãos....

As orelhas...

As pernas...

A barriga...

Até nosso boneco estar completinho!!!





BOLHAS DE SABÃO
Também durante essa semana brincamos de fazer bolhas de sabão. Copinhos com água, shampoo e canudinhos foram oferecidos e as crianças foram convidadas a soprar com o canudinho e observar o que acontecia. Ao perceberem que formariam bolhas ficaram eufóricas, querendo soprar mais e mais! Acharam o máximo a espuma crescer em cima de seus copos. Por vezes, sopravam para observar o que acontecia com a espuma.
Todos apreciaram a brincadeira e pediram para brincarmos novamente. Pois bem crianças... o desejo de vocês é uma ordem!! Logo, logo brincaremos de novo!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário