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segunda-feira, 15 de maio de 2017

PROJETO CRECHE III B

PREFEITURA MUNICIPAL DE BLUMENAU
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
CEI ANTON MAX
CRECHE lll B.

PROFESSORAS: DAIANY
                           LILIAN
                                MICHELE
                              SHIRLEI
                           TANIA


PROJETO: FAZENDO “ARTE”



JUSTIFICATIVA

Nos primeiros anos de vida, as crianças estão imersas no universo das imagens. Começam a perceber que podem agir sobre papéis ou telas provocando mudanças e produzindo algo para ser visto. O projeto, Fazendo “Arte”, parte do princípio que, através da exploração de diferentes materiais os pequenos ampliam a capacidade de expressão e o conhecimento do mundo.


OBJETIVO GERAL
Despertar nas crianças o gosto pelas pinturas e artes, explorando o faz de conta, a imaginação e o prazer. Trabalhar a motricidade fina a partir da exploração de diferentes materiais. Oportunizar um ambiente que ofereça desafios, confiança e segurança para que as crianças possam ter oportunidade de desenvolver-se fisicamente e mentalmente.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Desenvolver a imaginação e criatividade, a expressão corporal;
Explorar diferentes materiais;
Estimular a percepção visual;
Perceber o tato;
-Despertar o gosto pela arte;
- Trabalhar a motricidade fina e grossa;
- Despertar a apreciação por obra de artes;
-Desenvolver na criança valores e atitudes como: respeito, amor, honestidade,solidariedade, bondade, entre outros, a partir das artes;
- Oportunizar a criatividade, imaginação, humor, ilusionismo;
- Desenvolver o pensamento lógico e a rapidez de raciocínio;
- Promover e estimular a linguagem oral;
- Desenvolver e estimular a expressão corporal;
- Ampliar o conhecimento de mundo e da cultura;
- Estimular a sensibilidade, autoestima e criatividade;
- Aprimorar habilidades de caráter visual e tátil;
- Manipular diferentes objetos e materiais;
- Conhecer e apreciar a diversidade de produções artísticas;
- Valorizar o interesse pelas próprias produções e de outras crianças;
- Despertar a curiosidade e desejo de expressão artística;
- Conhecer algumas técnicas de artes.


 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A Arte se apresenta no cotidiano infantil na forma de expressão da sua visão de mundo, sua representação da realidade surge quando a criança rabisca ou desenha no papel, na areia, na calçada, na terra, na água; neste momento, ela está utilizando a linguagem da arte para expressar-se. Esses trabalhos de expressão não são apenas impressões que a criança deixa sobre o suporte, mas explicitam o seu desenvolvimento intelectual, emocional e perceptivo.
Segundo Susana Rangel “a partir do momento que a criança é capaz de imaginar, ela torna-se capaz de desenvolver a sua expressividade através de diferentes formas como a oralidade, a expressão plástica, musical e dramática, passando a relacionar-se com o mundo de uma maneira qualitativamente diferente.” (2006 p: 97).
Este projeto apresenta a Arte na Educação Infantil como uma linguagem que tem estrutura e características próprias que possibilita à criança, no processo de criação, reformular suas ideias e construir novos conhecimentos em situações onde a imaginação, a ação, a sensibilidade, a percepção, o pensamento e a cognição são reativados. Serão desenvolvidas atividades teóricas práticas que visam trabalhar o desenvolvimento da imaginação criadora, da expressão, da sensibilidade e da capacidade estética das crianças.
“A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas não simplesmente repetir o que as outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que se estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a eles se propõe”. (Jean Piaget).
Proporcionar um ambiente agradável, acolhedor com atividades lúdicas, prazerosas e apropriadas, aprimorando as capacidades cognitivas e motoras e que supram o processo de separação vivido pelas crianças, estimulando a sua individualidade e socialização com o grupo. Atividades com músicas, danças, jogos e brincadeiras, histórias e o fazer artístico, irá conquistar a confiança da criança desenvolvendo a autoconfiança fazendo com que socializem com os colegas e aprenda brincando.
Desde a primeira infância a criança utiliza o desenho para a representação da realidade. Desenhar, pintar ou construir constitui um processo complexo em que a criança reúne diversos elementos de sua experiência, para formar um novo e significativo todo. (LOWENFELD, 1977, p. 13)

METODOLOGIA
         Muitas são as metodologias que poderão ser utilizadas na execução do projeto. Assim, as sugestões abaixo apresentadas servirão apenas de base para o trabalho de leitura em sala de aula, podendo e devendo ser complementado pelas professoras, a fim de enriquecer as atividades e torna-las ainda mais significativas para as crianças:

Colagem de algodão;
Colagem de lã, barbante e botões;
Colagem com folhas e elementos da natureza;
Colagem com areia colorida;
Pintura em pedras;

Recortes e colagem;
Desenho na lixa;
Desenho com carvão;
Pintura com cola glitter no celofane;
Pintura no plástico bolha;
 - Pintura em pedra;
Pintura com esponja;
Pintura em tela;
Pintura com cola e areia;
- Pintura com casca de ovos (Arremesso)
-Massinha de modelar caseira;
- Resgate de brincadeiras antigas;
-Brincadeiras com água, barro (lama), argila;
- Brincadeiras com melecas; grude de trigo e corante, sagu e gelatina;
- Suporte de texto (receitas, texto coletivo);
-Ilustração de histórias lidas, ouvidas e sonorizadas.
-Releitura de obras de artes;
-Dramatização das histórias;
- Conhecimento dos números através de material concreto (palitos de picolé)
- Pintura em pedaços de madeira;
- Proporcionar contato com elementos da natureza;
-Cantar e coreografar músicas infantis;
-Pintura com giz de cera derretido (elemento fogo)
-Boneco cabeludo (plantar alpiste na casca de ovo)
-Confecção de binóculo com rolinhos de papel higiênico;
- Encenação de histórias infantis com uso de fantoches;
- Confecção da centopéia com auxílio das famílias (tarefa)
- Experiências científicas como: produção de geleca, acelga colorida, ovo cozido colorido.
-Pintura com batedor de clara;
-Utilizar materiais recicláveis como: caixas de papelão, de leite, de ovos, jornal, revistas, para reproduzir trabalhos.

AVALIAÇÃO
Deverá ser realizada durante todo o processo e transcorrer das atividades e com as construções de cada criança de acordo com suas percepções artísticas e seu desenvolvimento psicomotor, percepção visual, auditiva, tanto como a interação e a socialização das crianças.
A avaliação dar-se-á por meio da observação dos diversos registros e produções feitas pelas crianças.

RECURSOS
- Diversos tipos de papéis;
- Água;
- Trigo;
- Barro;
- Corante;
- Sagu;
- Acelga;
- Tinta guache;
- Cola colorida;
- Giz de cera;
- Tesoura;
- Brincadeiras livres e dirigidas;
- Livros infantis;
- Fantoches;
- Fantasias;
- Sucatas e materiais recicláveis;
- Músicas;
- Brinquedos;
-Obras de artes.
- Pedras;
- Casca de ovos;

REFERÊNCIAS

CUNHA, Susana Rangel Vieira da.Cor, Som e Movimento. Ed. Mediação, Porto Alegre: 2006.
LOWENFELD, Viktor; MAILLET, Miguel (Trad.).A criança e sua arte: um guia para os pais. 2. ed. São Paulo: Mestre Jou, 1977.
PIAGET, Jean. A formação do Símbolo na Criança. 3ª ed. Rio de Janeiro: Editora: Zahar, 1973.







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