PREFEITURA MUNICIPAL DE BLUMENAU
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
CEI ANTON MAX
CRECHE lll B.
PROFESSORAS: DAIANY
LILIAN
MICHELE
SHIRLEI
TANIA
PROJETO: FAZENDO “ARTE”
JUSTIFICATIVA
Nos
primeiros anos de vida, as crianças estão imersas no universo das imagens.
Começam a perceber que podem agir sobre papéis ou telas provocando mudanças e
produzindo algo para ser visto. O projeto, Fazendo “Arte”, parte do princípio
que, através da exploração de diferentes materiais os pequenos ampliam a
capacidade de expressão e o conhecimento do mundo.
OBJETIVO GERAL
Despertar
nas crianças o gosto pelas pinturas e artes, explorando o faz de conta, a
imaginação e o prazer. Trabalhar a motricidade fina a partir da exploração de
diferentes materiais. Oportunizar um ambiente que ofereça desafios, confiança e
segurança para que as crianças possam ter oportunidade de desenvolver-se
fisicamente e mentalmente.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
- Desenvolver a imaginação e
criatividade, a expressão corporal;
- Explorar diferentes materiais;
- Estimular a percepção visual;
- Perceber o tato;
-Despertar o gosto pela arte;
- Trabalhar
a motricidade fina e grossa;
- Despertar
a apreciação por obra de artes;
-Desenvolver
na criança valores e atitudes como: respeito, amor, honestidade,solidariedade,
bondade, entre outros, a partir das artes;
-
Oportunizar a criatividade, imaginação, humor, ilusionismo;
-
Desenvolver o pensamento lógico e a rapidez de raciocínio;
-
Promover e estimular a linguagem oral;
-
Desenvolver e estimular a expressão corporal;
- Ampliar o
conhecimento de mundo e da cultura;
- Estimular a
sensibilidade, autoestima e criatividade;
- Aprimorar
habilidades de caráter visual e tátil;
- Manipular
diferentes objetos e materiais;
- Conhecer e apreciar
a diversidade de produções artísticas;
- Valorizar o
interesse pelas próprias produções e de outras crianças;
- Despertar a
curiosidade e desejo de expressão artística;
- Conhecer algumas
técnicas de artes.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A Arte se
apresenta no cotidiano infantil na forma de expressão da sua visão de mundo,
sua representação da realidade surge quando a criança rabisca ou desenha no
papel, na areia, na calçada, na terra, na água; neste momento, ela está
utilizando a linguagem da arte para expressar-se. Esses trabalhos de expressão
não são apenas impressões que a criança deixa sobre o suporte, mas explicitam o
seu desenvolvimento intelectual, emocional e perceptivo.
Segundo
Susana Rangel “a partir do momento que a criança é capaz de imaginar, ela
torna-se capaz de desenvolver a sua expressividade através de diferentes formas
como a oralidade, a expressão plástica, musical e dramática, passando a
relacionar-se com o mundo de uma maneira qualitativamente diferente.” (2006 p:
97).
Este
projeto apresenta a Arte na Educação Infantil como uma linguagem que tem
estrutura e características próprias que possibilita à criança, no processo de
criação, reformular suas ideias e construir novos conhecimentos em situações
onde a imaginação, a ação, a sensibilidade, a percepção, o pensamento e a
cognição são reativados. Serão desenvolvidas atividades teóricas práticas que
visam trabalhar o desenvolvimento da imaginação criadora, da expressão, da
sensibilidade e da capacidade estética das crianças.
“A
principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas
novas não simplesmente repetir o que as outras gerações já fizeram. Homens que
sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar
mentes que se estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo
que a eles se propõe”. (Jean Piaget).
Proporcionar
um ambiente agradável, acolhedor com atividades lúdicas, prazerosas e
apropriadas, aprimorando as capacidades cognitivas e motoras e que supram o
processo de separação vivido pelas crianças, estimulando a sua individualidade
e socialização com o grupo. Atividades com músicas, danças, jogos e
brincadeiras, histórias e o fazer artístico, irá conquistar a confiança da
criança desenvolvendo a autoconfiança fazendo com que socializem com os colegas
e aprenda brincando.
Desde a
primeira infância a criança utiliza o desenho para a representação da
realidade. Desenhar, pintar ou construir constitui um processo complexo em que
a criança reúne diversos elementos de sua experiência, para formar um novo e
significativo todo. (LOWENFELD, 1977, p. 13)
METODOLOGIA
Muitas
são as metodologias que poderão ser utilizadas na execução do projeto. Assim,
as sugestões abaixo apresentadas servirão apenas de base para o trabalho de
leitura em sala de aula, podendo e devendo ser complementado pelas professoras,
a fim de enriquecer as atividades e torna-las ainda mais significativas para as
crianças:
- Colagem de algodão;
- Colagem de lã, barbante e botões;
- Colagem com folhas e elementos da
natureza;
- Colagem com areia colorida;
- Pintura em pedras;
Recortes e colagem;
Recortes e colagem;
- Desenho na lixa;
- Desenho com carvão;
- Pintura com cola glitter no
celofane;
- Pintura no plástico bolha;
- Pintura em pedra;
- Pintura com esponja;
- Pintura em tela;
- Pintura com cola e areia;
- Pintura
com casca de ovos (Arremesso)
-Massinha
de modelar caseira;
- Resgate
de brincadeiras antigas;
-Brincadeiras
com água, barro (lama), argila;
-
Brincadeiras com melecas; grude de trigo e corante, sagu e gelatina;
- Suporte
de texto (receitas, texto coletivo);
-Ilustração
de histórias lidas, ouvidas e sonorizadas.
-Releitura
de obras de artes;
-Dramatização
das histórias;
-
Conhecimento dos números através de material concreto (palitos de picolé)
- Pintura
em pedaços de madeira;
-
Proporcionar contato com elementos da natureza;
-Cantar e
coreografar músicas infantis;
-Pintura
com giz de cera derretido (elemento fogo)
-Boneco
cabeludo (plantar alpiste na casca de ovo)
-Confecção
de binóculo com rolinhos de papel higiênico;
-
Encenação de histórias infantis com uso de fantoches;
-
Confecção da centopéia com auxílio das famílias (tarefa)
-
Experiências científicas como: produção de geleca, acelga colorida, ovo cozido
colorido.
-Pintura
com batedor de clara;
-Utilizar materiais
recicláveis como: caixas de papelão, de leite, de ovos, jornal, revistas, para
reproduzir trabalhos.
AVALIAÇÃO
Deverá ser realizada durante todo o processo e
transcorrer das atividades e com as construções de cada criança de acordo com
suas percepções artísticas e seu desenvolvimento psicomotor, percepção visual,
auditiva, tanto como a interação e a socialização das crianças.
A avaliação dar-se-á por meio da observação
dos diversos registros e produções feitas pelas crianças.
RECURSOS
- Diversos tipos de papéis;
- Água;
- Trigo;
- Barro;
- Corante;
- Sagu;
- Acelga;
- Tinta guache;
- Cola colorida;
- Giz de cera;
- Tesoura;
- Brincadeiras livres e
dirigidas;
- Livros infantis;
- Fantoches;
- Fantasias;
- Sucatas e materiais
recicláveis;
- Músicas;
- Brinquedos;
-Obras de artes.
- Pedras;
- Casca de ovos;
REFERÊNCIAS
CUNHA,
Susana Rangel Vieira da.Cor, Som e
Movimento. Ed. Mediação, Porto Alegre: 2006.
LOWENFELD,
Viktor; MAILLET, Miguel (Trad.).A
criança e sua arte: um guia para os pais. 2. ed. São Paulo: Mestre Jou,
1977.
PIAGET,
Jean. A formação do Símbolo na Criança.
3ª ed. Rio de Janeiro: Editora: Zahar, 1973.
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