ALGUMAS VIVÊNCIAS DA SEMANA
Dança da bolinha, quem se arrisca?
Com o objetivo de explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais, proporcionamos às crianças a dança da bolinha. As crianças foram estimuladas a formar um par escolhendo uma amigo, posteriormente posicionar uma bolinha da testa e tentar dançar equilibrando-a.Foi muito divertido, percebemos que as crianças sorriram enquanto brincavam, alguns que deixaram a bolinha cair, tiveram autonomia de ajuntar, tornando a posicionar a bola e retornar à dança.
O tatu quer sair?
Realizamos a brincadeira do tatu. Em roda de mãos dadas, uma das crianças permaneceu no centro da roda. Todos perguntamos se o tatu queria sair da roda, como ele não tinha chave deveria tentar sair.
O que você tem nas mãos?
Com o objetivo de estimular a percepção das crianças, vendamos os olhos e proporcionamos alguns objetos nas mãos das crianças, enquanto manuseavam o mesmo, as professoras questionaram o nome do objeto.
Ampliação do repertório cultural
Apresentamos a imagem da pintura do quadro de Alfredo Volpi. Após a conversa, realizamos uma releitura com as crianças.
Cantinho diferente na sala! :)
Organizamos um novo espaço, desta vez é o cantinho do quarto. Neste canto organizamos bonecas em prateleiras, colocamos uma cama e um sofá confeccionados de palet. Colocamos cortina na entrada e três móbiles na entrada.
Alimentação saudável!
Conversamos com as crianças a respeito da alimentação, demonstramos algumas imagens de alimentos saudáveis e alguns que prejudicam a nossa saúde. As professoras incentivaram as crianças a variarem a sua alimentação, experimentar saladas e frutas. Evitar de comer salgadinhos industrializamos e fast foods entre outros.
Vamos desenhar o corpo humano.
As professoras apresentaram um boneco descrevendo as partes do corpo. Após a conversa, as crianças receberam uma folha A4 para desenhar o seu corpo humano.
Recortamos imagens da história do lobo.
Para estimular a coordenação motora fina, proporcionamos às crianças imagens da história do lobo com imagens que não tinham relação com a história na mesma folha. As professoras estimularam as crianças a recortarem somente as imagens referentes à história.
Adoro ver os trabalhos das educadoras com as nossas crianças...muito bom
ResponderExcluir