Movimento de pinça
Antes de efetivamente as crianças manusearem a tesoura, propomos algumas brincadeiras com grampos de roupas para que executem os movimentos de abre e fecha(pinça).
Os grampos de roupa
também foram utilizados para trabalharmos o conceito de quantidade. As professoras
confeccionaram alguns bonecos carecas com os números de 1 a 5 escritos nos
mesmos. Com a ajuda das professoras, as crianças
colocaram a quantidade indicada de grampos na cabeça dos bonecos, como se
fossem os cabelos deles. Esses bonecos ficam na sala, ao alcance das
crianças que, de vez em quando pegam os mesmos para brincar. Dessa forma vão
construindo o conceito de número e quantidade, além de desenvolverem a
coordenação motora.
Dentro e Fora
As professoras
ofereceram para as crianças a letra inicial de seu nome riscada em uma
cartolina. Sugeriram que elas colassem papel picado (recortado anteriormente
por elas) dentro da mesma, deixando-a bem bonita. Com essa proposta, além das
crianças reconheceram o formato da letra inicial do seu nome, desenvolveram o
conceito de dentro e fora, pois precisariam respeitar o espaço da letra,
colando os papeis somente dentro da linha demarcada.
Literaturas que
envolvem animais são as que mais fascinam as crianças da nossa turma. Diante da
leitura da história “O que você sabe fazer?”, surgiu a ideia de criarmos o
canto dos animais e estudar sua classificação: Domésticos e Selvagens. Realizamos uma pesquisa em revistas, na sala,
onde as crianças encontraram alguns animais e também solicitamos que a família
nos mandassem algumas imagens encontradas nos livros e revistas de casa. Com
elas montamos um cartaz classificando os mesmos. Depois de montado percebemos o
interesse das crianças em observar as mesmas, ficavam o tempo todo nomeando
cada animal, desenvolvendo dessa forma o conceito de oralidade.
Solicitamos aos pais
que trouxessem também animais de brinquedo que tinham em casa e montamos dois
cantos: o da caverna, onde ficaram os animais selvagens e o da fazenda, onde
ficaram os domésticos. As crianças então exploraram esses cantos divertindo-se
de montão, criando enredos com os animais, imitando seus ruídos e
classificando-os com atenção, pois quando percebiam que algum animal estava no
lugar errado, logo se adiantavam para colocá-lo em seu habitat.
Explorando os animais trazidos de casa e os de borracha do Cei.↓
CANTINHO DOS ANIMAIS/ TODOS JUNTOS |
CANTINHO DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS |
CANTO DOS ANIMAIS SELVAGENS |
EXPLORANDO OS ANIMAIS DURANTE AS INTERAÇÕES |
Para intensificar nosso trabalho com os animais, brincamos com o dominó de animais, onde as crianças puderam conhecer alguns animais desconhecidos por eles anteriormente, como o urubu e o camaleão.
Cadê você?
Brincadeiras em que
estimulam a linguagem perceptiva são executadas constantemente e a brincadeira
de esconder alguém embaixo do edredom é a preferida da turma.
Desenvolver o gosto
pela leitura é um de nossos objetivos diários no Creche 3C. Várias literaturas são lidas durante a semana
e cada momento é mágico, pois através da leitura as crianças podem interagir
com a professora oralizando o que vêm, associando algumas cenas com sua vida
familiar, também desenvolvem a criatividade e a imaginação. O manuseio das literaturas proporciona trocas de aprendizados.
Para estimularmos a psicomotricidade, planejamos uma brincadeira com alinhavo. Oferecemos algumas cestinhas para as crianças e as estimulamos a “costurar”, utilizando um cadarço. As crianças amaram a brincadeira e permaneceram por um longo período brincando.
Técnicas de pinturas diferentes são proporcionadas para que as crianças possam observar que podem utilizar vários materiais para criar. O material utilizado nessa proposta foi o garfo de cozinha. As crianças utilizaram tinta guache engrossada com trigo. Depois de seca, puderam passar as mãos sobre a pintura e sentir a textura da mesma.
Novos amigos!
Esse mês foi muito
importante para nossa turma, pois as crianças criaram dois personagens muito
importantes: o Zé e a Maria. Vamos deixar
que eles mesmo contem essa proeza para vocês.
“Olá somos Maria e Zé, fomos criados por uma turminha muito bacana chamada Creche IIIC. Nossa história começou quando eles ouviram a literatura “Menina bonita do laço de fita”, que conta a história de uma linda menina e um coelhinho fofo e aprenderam a música “A casa do Zé”. Um dia a turminha decidiu nos desenhar em um papel para que as crianças pudessem aprender um pouco mais sobre seu próprio corpo através de nós. A partir desse desenho criamos forma, ganhamos cor e órgãos dos quais as crianças conheciam. Todos esses órgãos foram procurados em revistas e colados em nós, cada um no seu devido lugar. Com eles pudemos pela primeira vez ver, sentir o cheiro, o toque e o sabor delicioso de uma grande amizade que começara ali, naquele instante. Mas como essa turminha é supimpa demais, não se contentaram em nos ver apenas no papel, então com a ajuda de uma mamãe da turma nos deram forma em um tecido e me encheram de fibra, confessamos que sentimos muitas cócegas! Novamente as crianças e as professoras da turma nos presentearam com olhos, nariz, boca, orelhas, cabelos, pênis e vagina. Ainda bem porque estávamos bem apertados! Pudemos então sentir com mais intensidade todas as sensações da outra vez, quando vimos a turminha pela primeira vez. Ganhamos abraços e beijos carinhosos, foi demais! Levaram-nos para passear, exploramos os cantos da sala com eles, nos deram comida na boca, brincamos de esconder, até participamos da festa junina, vestidos de caipiras. Agora sabemos que somos parte da turma!”
Zé ainda estava sem orelhas e cabelo!! hehehe
Fantoches foram oferecidos para que as crianças pudessem desenvolver sua criatividade, imaginação e oralidade. As professoras incentivaram a brincadeiras criando pequenos enredos de conversação com os mesmos. A maioria das crianças quiseram brincar na janela de fantoches, outras ficaram envergonhadas, preferindo apenas observar os colegas e manusear o fantoche em outro espaço.
Brincadeiras com bolas são importantes para desenvolverem a coordenação motora, a atenção e a lateralidade, além de outros
conceitos. A brincadeira da vez foi com
uma bola grande, onde as crianças passaram a mesma de mão em mão e elas
deveriam dizer o nome do amigo para quem estavam passando a bola. Também
passaram a bola por cima da cabeça para trás e para frente e debaixo das pernas.
Em outro momento
brincaram com uma bola bem pequena, onde foi desenvolvido o conceito de
tempo/espera, cooperação e lateralidade.
AO PASSAR A BOLA PARA O COLEGA, A CRIANÇA DEVERIA FALAR O NOME DO MESMO! |
Para trabalharmos o conceito de
cor com as crianças construímos com elas lunetas coloridas para que pudessem
observar o mundo ao seu redor de uma forma diferente. As cores azul, amarelo,
vermelho e verde foram utilizadas. Usamos folhas de papel celofane e rolinhos
de papel higiênico para a construção da mesma. As crianças amaram a brincadeira
e saímos com elas para observar os espaços do Cei, todos com suas “lunetas mágicas”.
Para o mesmo conceito realizamos
a brincadeira das bolinhas coloridas, onde as crianças poderiam classificá-las
pela cor colocando-as dentro das caixas conforme a cor pedida em cada uma.
A massinha de modelar ajuda a desenvolver a criatividade e por isso é oferecida para as crianças várias
vezes durante toda a semana. Elas vêm
criando bolas, cobras, pulseiras, bolos e pizzas. Durante essa brincadeira
imaginam muitas coisas e também recriam algo que observam de sua vida familiar,
como fazer um bolo, pão ou brigadeiro como a mamãe e o papai fazem em casa.
A literatura “Gabriel tem 99 cm”
foi lida para as crianças e durante a leitura surgiu a curiosidade de sabermos
qual nosso tamanho, quanto medimos. Utilizamos então a nossa girafa (pintada
anteriormente pelas crianças)e colamos
uma fita métrica nela para trabalharmos o conceito de medida. Tiras de papel
foram cortadas do tamanho da medida de cada criança. Ao pegar a tira nas mãos
as crianças ficaram espantadas em perceber concretamente a sua altura. Pintaram
as tiras e depois colamos no mural externo para que todos vissem o quanto já
são grandes! Durante a montagem do mural
varias crianças disseram: - “Eu não sou
mais bebê né profe! Já sou grande!”
FESTANÇA BÔA SÔ!!
Além disso tudo,
contextualizamos a Festa Junina através de vídeos, músicas e brincadeiras
típicas da festa apresentando cada item para as crianças. Confeccionamos uma
pescaria que foi um sucesso e até ganhamos alguns brindes ao pescarmos algum
peixão! As crianças amaram dançar, comer e se divertir na festança. A comilança
foi patrocinada pelas famílias, que mais uma vez colaboraram com nosso
trabalho! Muito obrigada! As crianças estavam curiosas esperando cada amigo
para ver o traje de cada um.
ARRASTANDO AS CHINELAS!! |
AS CUMADRE POSANDO PRAS FOTOGRAFIA SÔ! |
ABRAÇO BOM DIMAIS DA CONTA!! |
TURMA BATUTA SÔ! BORA PESCÁ! |
PULA A FOGUEIRA IÁ IÁ....PULA A FOGUEIRA IÔ IÔ.... |
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