Postagem em destaque

COMO VISUALIZAR OS VÍDEOS DO BLOG, CLIQUE AQUI!

sexta-feira, 10 de novembro de 2017

VIVÊNCIAS DOS MESES DE AGOSTO E SETEMBRO




UTILIZANDO UMA SUPERFÍCIE DIFERENTE PARA PINTAR


As professoras ofereceram azulejos para que as crianças pudessem  pintar em uma superfície diferente. Com tinta colorida de sua preferência e rolinho de pintar, as crianças preencheram todo o espaço do azulejo. Depois, deixaram marcas utilizando palitos e cabos de escova de  dentes. Ficaram felizes com seus feitos querendo mostrar para as professoras e colegas.























BOLICHE DIFERENTE


As crianças brincaram de boliche de uma maneira diferente! A bola ficou presa por um pêndulo e assim era lançada na torre de potes. Com essa proposta desenvolveram noções de espaço e puderam treinar sua pontaria.














APRESENTAÇÃO FESTA DA FAMÍLIA

Para a apresentação da Festa da Família as crianças ensaiaram uma música já conhecida por elas: “Macaquinho, Macacão”. Através da música ensaiada semanalmente, as crianças foram estimuladas a realizar alguns movimentos corporais, a desenvolverem a oralidade, a terem noções de espaço e o conceito de som também foi explorado, pois as mesmas utilizaram pauzinhos de madeira em determinado momento da música.
Parabéns aos pais que trouxeram seus filhos para prestigiarem a festa,  valorizando assim o esforço do seu filho!

Parabéns crianças! Vocês estavam lindas! Encheram-nos de orgulho!


LEMBRANÇA PARA OS PAIS

Para presentear os pais em seu dia as crianças confeccionaram um sachê perfumado, utilizando sagu, tinta guache e essência.
As crianças sentiram a textura do sagu durante a proposta, manuseando as bolinhas do mesmo, colorindo-as com guache. Depois de seco as crianças ajudaram as professoras a embrulhar o sagu colorido em tule e amarrar, formando um sachê. Depois, colocaram gotinhas de essência para que ficasse bem perfumado.  Presentearam os pais com os mesmos!








ÁGUA +BARRO= LAMAAAAA!!!!




As professoras convidaram as crianças para brincar no parque de areia. Estando lá, ofereceram água para enriquecer a brincadeira. Brincaram com a a areia molhada por um tempo, apreciando fazer bolos e sopas. Como gostaram bastante da proposta, as professoras incrementaram ainda mais a brincadeira deixando-a mais divertida, formando poças de água no barro para que pudessem explorá-las.  Exploraram a lama com os pés e com as mãos, percebendo a mudança assim que acrescentavam mais água ou mais barro durante a proposta.  

 FOI MUITO DIVERTIDO!












DADO DE FORMAS GEOMÉTRICAS



As professoras trouxeram para a sala um dado gigante com figuras das formas geométricas, uma de cada lado.  Assim que  jogavam o mesmo para cima e uma figura fosse mostrada, deveriam achá-la entre as peças sólidas espalhadas no chão e depois tentar encaixá-la. Foi uma brincadeira bem rica! As crianças aprenderam ainda mais sobre a nomenclatura das formas.
























 





JOGO DAS CORES COM  CAIXA DE OVOS

As crianças juntamente com as professoras confeccionaram o jogo das cores utilizando caixa de ovos e papel crepom de várias cores. As crianças amassaram o papel crepom fazendo bolinhas pequenas, o qual foi colado em um dos lados da caixa de ovos.
Depois que as bolinhas secaram as crianças receberam peças de plástico coloridas, para brincar no novo jogo de associação de cores. O intuito era que colocassem as peças coloridas na cor correspondente.


















SOPRANDO E DESENHANDO

Para realizar essa proposta as crianças utilizaram tinta guache com água e canudinho plástico. Depois da tinta pingada no papel, as crianças utilizaram o canudo para espalhá-la criando desenhos bem diferentes.






COLORINDO DE MANEIRA DIFERENTE (rolo de textura e o tapete)

Utilizando alguns rolos de macarrão, envolvidos em plástico bolha, barbante, papelão ondulado, entre outros, as crianças passavam o mesmo sobre a tinta guache rolando em seguida nas folhas A3, observando assim as diversas marcas deixadas pelos rolos.

Depois que as pinturas secaram, construímos um tapete juntando todas as folhas. Neste tapete colamos desenhos de pés e mãos aleatoriamente, para que as crianças caminhassem e tocassem no mesmo. Com essa proposta  as crianças divertiram-se desenvolvendo sua atenção e estimulando os movimentos corporais. O tapete foi explorado em vários momentos durante o mês.




Outra proposta divertida foi a de achar e calçar o sapato mais rápido. As professoras sugeriram que as crianças retirassem seus calçados e colocassem todos misturados em uma caixa. Assim que desse o sinal, uma dupla de cada vez iria disputar para ver quem calçava o sapato mais rápido. Foi muito divertida essa brincadeira e as crianças que perderam, tiveram espírito esportivo, elogiando o amigo que conseguiu vencer!













JACARÉ PASSEANDO NA LAGOA...

As professoras cantaram com as crianças a música do jacaré e encenaram a mesma, criando uma brincadeira, onde as crianças estariam na lagoa em uma canoa e uma delas seria o jacaré. Também brincamos de arranca rabo. As crianças corriam pela sala e tinham de arrancar o rabo dos amigos...quem ficasse com mais rabos ganharia. Foram brincadeiras super divertidas! As crianças amaram!


NO BARCO, ATRAVESSANDO A LAGOA!



LÁ VEM O JACARÉ!



QUE MEDO DESSE JACARÉ!!



TEM JACARÉ RISONHO....


TEM JACARÉ TÍMIDO.....

TEM JACARÉ BRABO....

TEM ATÉ JACARÉ QUE QUER PEGAR A CANOA!



Outra brincadeira divertida foi a do arranca-rabo, onde "um leão" corria atrás "dos macacos" para arrancar seus rabos! As crianças precisaram prestar bastante atenção e ter muita agilidade e noção espacial com a brincadeira. 


Foi demais!!










SONS...SONS...ELES NOS ALEGRAM!

Utilizando sementes de girassol, de milho, arroz, grão de bico, madeirinhas bem pequenas, canjica e outros materiais, criamos alguns chocalhos com sons diferentes. Depois de prontos, os exploramos ouvindo com atenção o som produzido por cada um. Várias cantigas foram lembradas ao som de nossos chocalhos.

















POR QUE ZÉ E MARIA NÃO FICAM EM PÉ?

Durante as brincadeiras com os bonecos, surgiu a pergunta acima, pois as crianças queriam deixar os bonecos de pé ou sentados e eles não ficavam.  Uma forma mais simples de responder às crianças foi fazê-las perceber que temos ossos em nosso corpo.
 Como fizemos: pedimos para que tocassem nos bonecos e percebessem o quanto eram fofinhos, sem nenhuma parte dura. Depois, realizamos uma brincadeira em que tínhamos de tocar em nosso corpo, para sentir através do tato nossos ossos.  A próxima etapa então, foi confeccionar um esqueleto utilizando cones de papelão bem duro e durante essa proposta, em cada parte do corpo montado, as crianças iam tocando-se novamente.   Depois do esqueleto pronto, as crianças ficaram eufóricas! Diziam: “- ele é grande!” , “É  bem duro o osso dele né!” .
É difícil para eles terem a noção de estrutura corporal, porém, através das propostas, conseguimos esclarecer a pergunta deles. A cada ano e novas experiências essa aquisição torna-se mais significativa e ao longo do tempo o aprendizado acontece mais claramente.










TOCANDO NOS OSSOS DO NOSSO CORPO PARA IDENTIFICÁ-LOS!











QUANTOS PINOS TEMOS AQUI?

O conceito de matemática é desenvolvido sempre que possível. A brincadeira dessa vez, relacionada com o conceito, foi a de quantidade. As professoras colocaram na sala alguns bambolês e dentro deles os numerais de 1 a 5, com bolinhas desenhadas para facilitar o entendimento das crianças. O objetivo era que cada criança, colocasse dentro do bambolê os pinos de boliche conforme a quantidade indicada. Conseguiram realizar a proposta com a ajuda das professoras. 


















NOSSO DESFILE DA FESTA DE ANIVERSARIANTES DO MÊS DE AGOSTO FOI UM SUCESSO!


AS CRIANÇAS AMARAM DESFILAR E MOSTRAR AS FANTASIAS CONFECCIONADAS PELAS FAMÍLIAS!  

  




















As crianças dançando com o coordenador Jackson!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário