Postagem em destaque

COMO VISUALIZAR OS VÍDEOS DO BLOG, CLIQUE AQUI!

segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

VIVENCIAS DE NOVEMBRO E DEZEMBRO


RECONHECIMENTO DA LETRA INICIAL DO SEU NOME


A cada dia que passa as crianças estão ficando mais curiosas, querendo descobrir  o mundo a sua volta! As palavras fazem parte de seu mundo, elas as observam nos livros, revistas, jornais, outdoors, placas de trânsito, embalagens, entre outros. 
   Para instigar a curiosidade delas,  as professoras trouxeram para a sala  algumas cartas com letras e deixaram a disposição  para observarem se elas teriam interesse pelas mesmas. Como já era previsto, a turma amou as mesmas e demonstrou muito interesse perguntando para as professoras quais letras eram aquelas desenhadas nas cartas. Passamos a brincar com as mesmas separando-as, identificando a inicial do nome de cada um de nós. 
A partir daí surgiu a ideia de construirmos uma chamada nova, contendo as cartas que as crianças tanto gostaram, montamos um lindo trem e cada vagão carregando uma letra de nosso alfabeto. 
Realizamos a chamada diariamente e percebemos que as crianças que antes não conseguiam identificar sua letra inicial desenhada em seu nome, agora com as cartas conseguem. Ficamos bem felizes e surpresas, pois demonstraram facilidade em reconhecer não só as suas iniciais, mas as dos colegas e das professoras também.
















E AS BRINCADEIRAS CONTINUAM....TANTO NA SALA, COMO NO PARQUE!
















Treinamos nosso recorte....colamos....

    


















Exploramos as formas geométricas....









CIRANDINHA COM NANA TOLEDO

A Nana Toledo trouxe a apresentação Cirandinha para as crianças do Cei, que amaram o espetáculo. Cantigas conhecidas e novas foram cantadas por ela durante a apresentação e as crianças acompanharam cantando, dançando e batendo palmas. Foi muito legal!







CONTEXTUALIZANDO O NATAL


Para contextualizar a data do Natal com as crianças, as professoras mostraram a elas um vídeo, onde crianças encenam a história do nascimento do Menino Jesus. 

Também conversaram com as crianças sobre o verdadeiro sentido da data, as verdadeiras formas de presentear alguém que amamos, que não necessariamente tem que ser algo material, mas sentimental, como carinho, amor, alegria, paz, união, entre outros. 
 Montamos então, uma árvore no mural externo da sala, evidenciando os sentimentos (presentes) que desejamos no Natal. 







Solicitamos aos pais que escrevessem seus desejos para seus filhos no próximo ano, lemos para as crianças e os colocamos na porta da sala para que todos vejam o quanto são amados por suas famílias.   



Aconteceu também no mês de dezembro a festa de encerramento do ano e nossa sala apresentou uma música chamada Tre lê lê, do  Grupo Triii. A música combina muito com nossa turma, pois somos exatamente assim, criamos muitas coisas imaginando e utilizando materiais diversos durante todo o ano. 

Com um utensílio doméstico, como uma colher, podemos viajar em um avião...podemos ser ET´s, podemos ser piratas, Dom Pierres, macacos, chimpanzés e tudo o que nossa imaginação permitir!

Parabéns crianças! Vocês deram um show!





As professoras Larissa, Juliana, Adriana e Daiany desejam a todos um Feliz Natal e um ano novo de muitas conquistas e aprendizados! 
Nos encontraremos sempre que possível e mataremos a saudade! 
Beijos! 

Um comentário: