PERFIL
DA TURMA CRECHE III A
ANO
2017
Iniciamos o ano letivo
de dois mil e dezessete com uma turma de vinte e quatro crianças. Destas, treze
são meninas e onze meninos. Todas as crianças frequentam o CEI no horário
integral.
A maioria das crianças
faz uso do banheiro, algumas necessitam serem lembradas e levadas ao banheiro e
outras estão em processo de desfralde.
No momento da alimentação, observou-se que
algumas crianças ainda necessitam ser incentivadas a fazerem uso do talher.
Realizou-se a
escovação, duas vezes ao dia, e observou-se que as crianças demonstram prazer
em fazê-la, porém necessitam do auxílio das professoras para realização da sua
higiene. Na hora do descanso, alguns
adormecem rapidamente, enquanto outros ainda precisam que as professoras fiquem do
seu lado até adormecerem. Algumas crianças ainda usam estímulos para dormir,
como cheiro e bico.
Percebeu-se que o tempo
de concentração varia conforme a proposta, pois algumas crianças não conseguem
ouvir uma história até o final, permanecer sentadas durante as cantigas e
brincar muito tempo com peças de encaixe. Demonstram preferência em brincar no
parque e na área externa, correndo e pulando nos espaços livres.
Percebeu que a turma, por
não ter acesso às mochilas no ano passado, está sempre em contato com as mesmas. Estamos deixando que eles peguem e aprendam a cuidar de seus pertences. Na
hora de olhar as agendas, pedimos para que cada um retire a sua e coloque-a na
mesa.
Observou-se que ainda necessitam
de estímulos para perceberem que precisamos uns dos outros em variadas
situações, que precisam colaborar na organização da sala, recolhendo os
brinquedos e organizarem-se na mesa na hora das refeições.
Observou-se que a maioria
expressa bem seus sentimentos através da fala, utilizando um vocabulário amplo.
No desenvolvimento
físico, a maioria possui equilíbrio corporal, pois quando estão brincando no
parque ou até mesmo em sala, as crianças pulam, sobem, descem com muita
autonomia.
Com base no perfil é
que daremos continuidade ao nosso trabalho, observando, planejando, registrando
e avaliando o desenvolvimento e aprendizagem das crianças na sua
individualidade e do grupo, implementando o Projeto Pedagógico da sala.
Nenhum comentário:
Postar um comentário