Postagem em destaque

COMO VISUALIZAR OS VÍDEOS DO BLOG, CLIQUE AQUI!

segunda-feira, 17 de abril de 2017

PERFIL INICIAL DA TURMA CRECHE II B

Iniciamos o ano letivo de dois mil e dezessete com uma turma de dezoito crianças. Com o passar dos dias iniciaram mais seis, totalizando vinte quatro crianças. Destas, dez são meninos e quatorze meninas. Dessas crianças, vinte frequentam o CEI no horário integral, uma no matutino e três no vespertino. 
Neste grupo de crianças, quatorze já frequentavam esta instituição no ano anterior possibilitando que a mudança de espaço e de professoras ocorresse de forma tranquila. Alguns foram transferidos de outros CEIs e poucos nunca haviam frequentado. 
inserção destas crianças aconteceu com momentos de choro, mas com o passar dos dias, com momentos de diálogo, atenção, colo e carinho das professoras, foram diminuindo as dificuldades de adaptação. A maioria das crianças interage bem entre si, compartilham brinquedos e objetos, demonstrando facilidade em brincar no grande grupo. Algumas estão se acostumando, principalmente aos colegas e espaços, demonstrando timidez e estranhamento quanto às interações, divisão e troca de brinquedos e divisão de espaço. Aos poucos estamos trabalhando esses momentos, notando nitidamente a evolução e dificuldades de cada um.  
Nas brincadeiras orientadasa maioria das crianças colabora com as professoras, e gradativamente cumprem os combinados, respeitando seus colegas e professoras, participando das propostas, interessando-se e envolvendo-se cada vez mais por aquilo que são desafiadas. Estão conhecendo novas regras e aos poucos estão passando a aceitá-las, aprendendo novas maneiras de brincar, aprender e conviver.  
Em vários momentos notamos a necessidade de dividir a turma em dois grupos, qualificando e facilitando nosso trabalho. Não está sendo fácil devido à quantidade de professoras e crianças. Nos grupos menores as crianças demonstraram se sentirem mais à vontade expressando-se e agindo com mais frequência. Durante as propostas demonstram curiosidade, exploram os espaços, brinquedos e objetos colocados à disposição, descobrindo diferentes maneiras de brincar, abrindo e fechando, subindo e descendo, pulando, correndo e assim suprindo seus desejos e anseios.   Estamos priorizando momentos de colo, carinho, diálogo e atenção específica para que se sintam seguros com as professoras e com o espaço.   
Todos deste grupo caminham, alguns já correm, pulam e demonstram firmeza e controle do próprio corpo. Somente uma criança necessita de auxílio para locomoção até os espaços utilizados, como refeitório, banheiros, parques, entre outros, pois apresenta necessidades especiais. Porém, desde seu início no CEI vem apresentando avanços, tornando-se mais independente. Portanto, temos uma turma com bom desenvolvimento, que está evoluindo gradativamente dia após dia.   
A maioria faz uso de fraldas, sendo que uma iniciou o processo de desfralde, necessitando de auxílio para se despir, se higienizar e vestir-se. Todos necessitam de auxílio durante a higiene das mãos e bocasDurante os momentos de escovação dental, auxiliamos para a conclusão de uma higiene adequadaonde as crianças dão início à ação e as professoras finalizam.  
A maioria se alimenta com autonomia, fazendo uso da colher e esporadicamente colocando as mãos no alimento. Algumas crianças ainda precisam de auxílio para concluir a alimentação de forma a suprir a quantidade mínima por refeição. Duas necessitam de auxílio do início ao fim da refeição. Aos poucos, estão se acostumando ao hábito de se alimentar e permanecerem sentadas, bem como aos horários. 
A maioria demonstra necessidade em estar próximo as professoras, tendo atenção individual, como colo, diálogo e carinho. A minoria aprecia desafios em espaços amplos, como subir, caminhar e descer de bancosengatinhar por baixo de mesas e túneis, entrar e sair de pneus e bambolês, rolar sobre colchões, virar cambalhotasentre outros, sempre supervisionadas pelas professoras, já que estão em fase de desenvolvimento.  
A maioria das crianças demonstra ter vivenciado experiências com a linguagem musical tendo grande interesse pelas cantigas e músicas cantadas em salasolicitando-as, citando nomes de personagens presentes nas letras. As crianças que estão em adaptação preferem permanecer no colo durante esses momentos, sendo observadoras.  
Também demonstraram satisfação em brincar com objetos e materiais recicláveis, abrindo e fechando potes, colocando recipientes parecidos lado a lado, fazendo trocas de materiais, etc. 
As crianças precisam de estímulos para colaborar na organização da sala, como guardar brinquedos, pertences e juntar materiais.  
A maioria das crianças deste grupo possui o hábito de usar chupetas e fraldas como “cheirinhos”, somente três apresentam dificuldades de se separarem desses objetos de apego no decorrer do dia, usando os mesmos somente para dormir. 
Sentimos a necessidade de antecipar o horário do almoço neste primeiro momento para que se acostumem aos poucos às rotinas da sala e do CEI, pois no período da manhã a maioria demonstrou sentir sono e fome. 
A linguagem oral deste grupo de crianças está em pleno desenvolvimento, todas conseguem se comunicar com as professoras, utilizando palavras, sinais e gestos, falando, apontando ou chorando demonstrando suas vontades, dificuldades e incômodos. 
As crianças da turma Creche II B, necessitam de um projeto de trabalho que venha suprir todas as necessidades, que instigue o conhecimento, ampliando conceitos e curiosidades tão presentes na infância. Sendo assim, estamos observando, o grupo em um todo e também as especificidades de cada um, para que assim possamos desenvolver um projeto que amplie e desenvolva as diferentes linguagens. Também foi possível observar que a maioria dos pais são interessados e participativos, o que com certeza, vai ajudar a tornar nosso trabalho ainda mais significativo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário