CONTEXTUALIZANDO A PÁSCOA
Durante essa semana continuamos a contextualizar a Páscoa. Propomos uma atividade com o conceito matemático para que as crianças pudessem associar a quantidade ao numeral, através da música “Coelhinho da Páscoa”. Escrevemos a música em papel craft e nesse momento as crianças puderam observar a função da escrita, como também o desenho do numeral. Depois, cantando a música, fomos acrescentando a quantidade de ovos ao lado dos numerais 1, 2 e 3 que foram apresentados.
As cores primárias azul, amarelo
e vermelho foram trabalhadas, onde as crianças puderam colar ovos das cores
correspondentes em cada cor, classificando-as.
CAMISETA DE COELHINHO
Colorimos uma camiseta utilizando nossos dedos para dar vida a um coelho. Nossa arte ficou linda! Obrigada papai e mamãe por terem enviado as camisetas deixando as crianças muito felizes!
CONSTRUÇÃO DE UMA TELEVISÃO
Durante as brincadeiras
permanentes as crianças nos solicitaram que tivéssemos uma televisão para que
pudessem fazer de conta que estavam assistindo. Colocamos em nosso planejamento
e essa semana executamos a proposta, com o intuito de pintarmos utilizando um
material diferente: Creme dental.
Misturamos o creme com anilina na cor preta e conseguimos uma cor cinza. Enquanto estávamos misturando a mesma, algumas
crianças disseram: - “Eca! Que nojo!”. Porém no momento em que propomos a
pintura com as mãos todos queriam ser os primeiros a sentir a textura. Depois de seca a mistura, as professoras montaram uma história; a dos
Três Porquinhos para que as crianças pudessem “assistí-la” assim que girassem
um cabo da vassoura colocado para “mudar” a tela. Nossa brincadeira ficou ainda
mais significativa com a televisão que criamos!
DETALHE DA TEXTURA CRIADA COM OS DEDOS E COM A PONTA DE UM PINCEL |
DESCOBRINDO AS DIFERENÇAS DO NOSSO CORPO
Também durante essa semana continuamos com nosso objetivo de apresentar as diferenças físicas entre meninos e meninas para a turma. Foi a vez então de trabalharmos a figura feminina através da literatura “ Menina Bonita do laço de fita”. Primeiramente contamos a história para a turma e conversamos a respeito das diferenças físicas entre eles. Durante a conversa, algumas crianças falaram: “-menina faz xixi sentada e menino em pé!” e “menina usa calcinha e menino usa cueca, né profe?!”.
Convidamos uma das meninas para
deitar sobre o papel craft para que pudéssemos desenhá-la e pintá-la. Também
procuramos em revistas as partes do corpo e colamos nos lugares corretos, assim
como fizemos com o boneco Zé, em uma proposta realizada anteriormente.
Depois da boneca estar completa
confeccionamos roupas para ela: blusa, calcinha, saia e sandália. Ela ficou
linda, porém faltava escolher um nome e juntamente com as crianças, escolhemos
chamá-la de Maria.
Desenhando nossa boneca! |
Realizando a pintura em grupo |
Levando nossa boneca para pendurar no mural da sala: juntos somos mais!! |
Colando as figuras das partes do corpo encontradas nas revistas |
Agora temos os bonecos Zé e
Maria em nossa sala, nos ajudando a estudar as diferenças físicas entre nós.
Logo, logo teremos novidades relacionadas aos dois bonecos. Aguardem!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário